O suede é um tecido bastante famoso e popular, conhecido pela sua versatilidade que vai desde a fabricação de sofás e cabeceiras de cama até roupas, bonés e outros acessórios.
Suede, camurça, veludo e outros
Uma dúvida bastante comum é sobre a similaridade ou equivalência do suede com o veludo e a camurça. À primeira vista o suede lembra a camurça, inclusive em alguns estabelecimentos é vendido com esse nome. Já em relação ao veludo, o suede é uma variação, que conta com pelos um pouco menores. Além disso, temos também o suede amassado, que é uma outra variação, porém mais felpuda.
Ah é bacana também falar que além de suede, veludo e camurça, mais algumas equivalências são supersuede, ultrasuede e nobuck.
Outra característica do suede é o fato dele conseguir aliar conforto, beleza e praticidade, sendo ideal para peças que exigem um tecido que aguente o desgaste do dia a dia sem perder suas características, já que por ser feito de material sintético (poliéster) apresenta alta resistência à fricção, manchas e danos causados pela umidade.
Características
Outros fatores que fazem o suede ser tão popular são: durabilidade, fácil conservação e forte apelo estético, já que o tecido suporta as mais diversas colorações e estampas, fornecendo uma ampla gama de opções, desde as mais simples até as mais elaboradas.
Por último, mas não menos importante, vamos para algumas dicas de conservação, já que por ser um tecido bastante utilizado no cotidiano, é normal que aconteçam alguns “acidentes”.
Cuidados de limpeza e conservação
Em primeiro lugar, caso ocorra o derramamento de alguma substância que possa causar algum tipo de mancha, é importante limpar a área com um pano de algodão umedecido ou papel toalha imediatamente.
No mercado já existem vários produtos específicos para a limpeza do suede, que produzem resultados satisfatórios em manchas mais resistentes ou antigas. Uma alternativa caseira a esses produtos é a solução de água com vinagre branco em medidas iguais.