A palavra rip stop significa, no sentido mais literal, “rip” – rasgão em inglês e “stop” – parar, ou seja, é um tecido extremamente resistente e utilizado na maioria das vezes em produtos que precisam ser bem resistentes. Além disso, como o próprio nome já diz, caso aconteça de um pedaço do tecido rasgar o entrelaçamento dos fios faz com que o rasgo não aumente. O tecido rip stop é bastante utilizado na confecção de uniformes militares, dos bombeiros, policiais, do exército, para produtos de camping e até mesmo uniformes escolares, afim de que tenham uma maior durabilidade.
Rip stop: durabilidade e resistência.
A principal característica desse tecido é o seu material feito de nylon entrelaçado a um outro tipo de tecido, como o poliéster, poliamida, algodão ou tactel, por exemplo. Esse entrelaçamento cria uma superfície de bloqueio. Além disso, a aplicação de resíduos químicos como resina acrílica, silicone e PVC torna o material impermeável, aumentando ainda mais sua durabilidade. Outras variações no processo de produção também podem tornar o rip stop mais ou menos maleável, bem como, mais brilhante ou mais fosco.
O rip stop na confecção do vestuário:
Por sua alta resistência e durabilidade, o rip stop também é amplamente utilizado na confecção de grandes grifes de fightwear, aventura e com a ampla evolução no desenvolvimento, as peças estão ganhando também seu espaço nas linhas esportivas e infantis.
Além da utilização do tecido em fardamentos e uniformes, o rip stop está presente na confecção de tecidos para paraquedas, balões, barracas de acampamento e sacos de dormir. Além disso também já é bem comum vermos bonés feitos desse tecido, já que por serem uma peça que está sempre em exposição, precisa ser de um tecido reforçado e claro, esteticamente bonito.
Curiosidade:
Na época da segunda guerra mundial ele já era utilizado na fabricação de paraquedas, com a finalidade de substituir a seda e assim diminuir os custos de produção.