Extremamente leve e com alta capacidade de absorção. Esses são alguns dos motivos pelos quais a microfibra é um tecido bastante utilizado na produção de vários produtos, inclusive bonés. Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre esse material super versátil e que vem ganhando destaque na confecção.
O que é microfibra?
A microfibra é um tecido sintético que surgiu no mercado na década de 1990, composto por dois materiais com fios extremante finos (que garante a material conforto e maciez) e derivados do petróleo: o poliéster e poliamida. O poliéster é a parte responsável pela durabilidade do produto, enquanto a poliamida fica com a parte da maciez e da absorção de água.
Quais produtos podem ser feitos de microfibra?
Atualmente a lista de produtos que podem ser confeccionados na microfibra é bem grande. Entre os principais podemos destacar: cobertores, toalhas de banho, roupões, flanelas, os já citados bonés, entre outros.
Por ser um tecido leve e com uma capacidade de absorção acima da média, a microfibra é bastante utilizada na produção de roupas e acessórios utilizados em práticas esportivas. Além disso, possui secagem rápida, toque macio, alta resistência e bom isolamento do vento e do frio. Mais alguns motivos pelos quais esse material se tornou o queridinho dos esportistas.
Vantagens da microfibra:
Além dos motivos já citados acima, outra característica bem interessante é a durabilidade. Por ser um tecido sintético, apresenta uma durabilidade superior se comparado a um tecido de algodão, por exemplo. Então as cores vão se manter vivas por muito mais tempo.
Como as fibras são feitas:
- Primeiro é realizado um processo químico que prepara e combina os componentes para a fibra. Aqui, os componentes sólidos são convertidos em um líquido grosso.
- Em segundo, esse líquido passa por uma fieira com vários furos de diâmetros específicos que vão determinar o tamanho do filamento que será produzido.
- Após isso o filamento é torcido. Esse processo transforma a fibra em fio.
- Por último o fio é empacotado e levado para um moedor.
Essa é um pouco da história desse material maravilhoso que está em crescimento constante e cada vez mais utilizado.