Em tempos onde a palavra sustentabilidade está sempre em pauta, é sempre bom procurarmos materiais alternativos para os produtos que usamos no nosso dia a dia, tentando assim evitar ao máximo aumentar os danos que causamos constantemente ao nosso planeta. Partindo desse ponto, hoje nós vamos falar sobre a malha pet.
O que é malha pet?
A malha pet é um tipo de tecido produzido a partir da reciclagem de garrafas PET com outros materiais, como o algodão, por exemplo.
Como e feita a reciclagem das garrafas pet?
Após o recolhimento das garrafas, elas passam pelo processo de lavagem e descontaminação. Durante esse processo as garrafas são separadas, limpas e tem os rótulos retirados. Logo após são moídas. Com a moagem, os plásticos se transformam em pequenos flocos que são mais uma vez limpos, agora com a ajuda de alvejantes. Em seguida esses flocos são fundidos e transformados em grânulos de resina plástica conhecidos como “pellets”, que depois viram fios de poliéster. Esses fios de poliéster são misturados com fios de algodão e transformados em malhas.
É também possível misturar o tecido pet com o algodão. Desse processo resulta uma fibra sintética chamada de tergal, usada na fabricação de tecidos para roupas e maiôs. Além do tergal, outros tipos de fibras também podem ser produzidos, como o alya eco.
Curiosidades sobre a malha pet:
– Cada t-shirt produzida com a malha pet retira do meio ambiente 2 garrafas pet (que demoram no mínimo 100 anos para de decomporem), enquanto uma ecobag elimina 1.
– A malha pet é um artigo macio, com excelente caimento e durabilidade. A qualidade é tão boa que pode ser facilmente comparada a qualidade de um produto que foi confeccionado com uma matéria prima não reciclada, mas com uma diferença fundamental: o valor social e ecológico agregados são os melhores e mais humanos possível.