Tendo em vista a grande repercussão do documentário “Cidade Cinza” lançado pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, mais conhecidos como Os Gêmeos, resolvi postar pra geral saber a diferença que existe entre os estilos de grafite. Antes de tudo, pra quem não é conhecedor do assunto, é importante ressaltar que a cidade de São Paulo é um dos picos mais riscados do mundo. Muitos dos artistas que tem suas artes apagadas dos muros pela prefeitura são convidados para pintar e expôr sua arte em vários cantos do planeta, como por exemplo um prédio inteiro na Polônia, grafitado pelo artista Prozak.
Bomb
Vou começar com os Bombs pois, particularmente, é o estilo que eu mais gosto. Bomb é um desenho não tão complexo já que é para ser feito rapidamente, uma vez que são feitos em muros ilegais, não autorizados. Portas de loja, qualquer muro ou parede, vagões de trem, beirais de prédios e até pequenos caminhões são alvos dos bombers. Em Sampa esse estilo foi bem espalhado e é um dos mais vistos pelas ruas.
Wildstyle
Esse estilo foi criado por jovens nova iorquinos na década de 70. É intensamente complexo, moldado pela intersecção de formas. Um fator muito característico desse estilo são setas e a arte final, quase todas as vezes se torna ilegível.
Stencil
O Stencil foi adotado por um dos mais famosos artistas de rua do mundo, o Banksy. Na Europa, onde existe até polícia contra grafite, suas obras são uma das únicas que não são apagadas. Stencil consiste em um molde, recortado geralmente em cartolina que é apoiado na parede para que se possa passar o spray de tinta por cima. É rápido de executar e ideal para se fazer em superfícies pequenas.
Throw up
Há quem diga que é a mesma coisa que o bomb, porém, li em alguns sites gringos que Throw up é feito apenas de contornos, sem preenchimento.
3D
3D é porque o graf é em três dimensões mesmo. Não precisa explicar né?
Além desses estilos, existem várias vertentes do grafite. A pixação e as tags por exemplo são umas delas.
Skate, grafitti, hip hop são alguns dos elementos que fazem parte da cultura underground, da cultura de rua. Não é difícil ver em shapes de marcas como Element e Santa Cruz, grafites de renomados artistas. Enfim, faça o seguinte: pegue teu board, arrume um latex e umas latas, de preferência Montana, vá fazer um role e já aproveita para lançar uma arte por aí!