Quando se pensa em criar uma marca, muita gente acredita que é só escolher um nome e um logotipo. Na verdade, o processo é bem mais complexo e a criação desses elementos é uma das últimas etapas. Marcas de sucesso fazem mais do que fornecer produtos ou serviços que facilitam a vida das pessoas, elas proporcionam experiências que criam laços.
No post de hoje nós vamos apresentar um passo a passo para te ajudar a entender quais são as principais fases da criação de uma marca de sucesso.
1- Determine uma estratégia de negócio
Entre as principais estratégias podemos destacar como sendo a principal:
Liderança total em custos: em primeiro lugar é importante procurar por fornecedores acessíveis, que dê a empresa a possibilidade de produzir com um custo reduzido, podendo assim colocar no mercado valores menores que os dos concorrentes.
2- Defina seu público-alvo
Para quem sua marca pretende vender seus produtos? Defina o segmento. Após isso pesquise sobre seus hábitos de consumo, dados demográficos, preferências, comportamento e etc.
3- Crie uma persona
A persona é uma representação fictícia de um consumidor típico da sua marca, que pode ser criada a partir da pesquisa de público-alvo. Uma marca pode ter várias personas, já que nem sempre vende para um único perfil de cliente. Com a definição das personas (nome, idade, preferências pessoais, crenças, valores e hábitos de consumo) fica mais fácil entender o perfil e o comportamento dos seus potenciais clientes e criar uma marca com muito mais assertividade.
4- Deixe claro seu posicionamento
Posicionamento é o lugar que uma marca ocupa nos corações e nas mentes de seus clientes, diferenciando-a da concorrência.
O que sua marca faz de diferente e melhor que o resto do mercado para que ela ganhe a preferência dos seus clientes?
Resumindo, o posicionamento retrata um benefício ou atributo em que sua empresa é superior, como a qualidade, o atendimento, a tecnologia empregada, a rapidez, entre outros. Um exemplo clássico de posicionamento baseado na qualidade está retratado no slogan usado no Brasil pela empresa de medicamentos Bayer: “Se é Bayer, é bom”. Por outro lado, marcas com um posicionamento mais ousado podem usar conceitos mais “chocantes”, como o “Be Stupid”, que marcou as campanhas da marca de roupas Diesel em 2010, retratando o comportamento arrojado e desafiador que a marca queria associar ao seu posicionamento. Outra forma de reforçar o posicionamento da sua marca é associá-la as causas sociais e políticas.
5- Construa a personalidade da marca
Agora que você definiu uma estratégia e sabe quem compra, o que compra e por que compra, finalmente é hora de mostrar todos esses conceitos através dos elementos da marca. Mas antes de definir logotipo e nome, é preciso construir a personalidade da marca. A personalidade é o conjunto de características humanas que podem ser associadas a ela, como confiança, inteligência, carinho e acolhimento, por exemplo. Em suma, personalidade da marca é um dos elementos com maior força para criar conexões emocionais e identificação com o público. Ou seja, ela deve personalizar valores e causas nas quais seus consumidores acreditam profundamente e estão dispostos a defender.
6- Escolha do nome
O nome é o primeiro elemento que ativa a lembrança de uma marca, consequentemente deve trazer associações fortes, favoráveis e acima de tudo, exclusivas com todos os conceitos apresentados nos passos anteriores. Atualmente, a tendência é usar nomes curtos e de fácil escrita e pronúncia.
Além disso, antes da marca ser lançada, é importante fazer um teste de conceito do nome, assim como do logotipo e do slogan.
7- Design do logotipo
É outro elemento da marca que também deve facilitar a lembrança e a diferenciação da concorrência. Os elementos usados em um logotipo são as cores, as formas e a tipografia (letras), além dos símbolos.
Há logos que usam exclusivamente símbolos, como o da Apple por exemplo, enquanto existem marcas que transformam a tipografia de tal forma que ela se torna um símbolo, como no caso da Volkswagen.
8- Definição do slogan
O slogan é uma frase curta, muitas vezes usada junto ao logotipo, ou seja, responsável por comunicar o posicionamento da marca. Uma das empresas mais conhecidas por saber criar uma marca de sucesso é a Coca-Cola, que desenvolve novos slogans em intervalos curtos de tempo, sempre fazendo ajustes finos em seu posicionamento em função dos conceitos de suas campanhas publicitárias.
Finalmente, seguindo esses passos e acima de tudo tendo paciência e correndo atrás, as chances de realizar o sonho de tirar sua marca do papel são certeiras!