BURNING MAN – O FESTIVAL DO DESERTO
Como a lenda de fundação é dito, em 1986, Larry Harvey e uma dúzia de amigos queimaram uma efígie de um homem na praia do padeiro de San Francisco em um ato de catarse de criatividade espontânea. Esta experiência de reconciliação e de renascimento cresceu rapidamente em um ritual anual, com centenas de pessoas, levando Harvey para mover sua experiência Burning Man à terra do governo dos EUA no deserto Black Rock remota do norte de Nevada. Hoje, este é o lugar onde 70.000 pessoas se reúnem na semana que antecede o Dia do Trabalho, transformando uma das peças menos hospitaleiro de terra na Terra em uma aldeia temporária amoroso, hospitaleiro chamado Black Rock City.
É irônico que o festival caia no fim de semana do Dia do Trabalho, porque a quantidade de suor e graxa no cotovelo que vai criar as exibições temporárias de arte é impressionante. O resultado é a maior interatividade do mundo em exposição de arte , numa paisagem lunar, que dá um sabor de outro mundo para toda a experiência. Você verá carros de arte que parecem tapetes mágicos, dragões cuspidores de fogo mecânicos pelo deserto e talvez uma réplica em tamanho real de um naufrágio do século 18. À noite, este Mad Max encontra o Alice in Wonderland experiência se transforma em um espetáculo visual surreal. E é claro, há o templo projetado e elaborado para queimar na noite de domingo em uma cerimônia solene, após a queima tribal e primitiva do homem na noite de sábado. Esteja preparado para os lotes de fogo, incluindo bandas e tribais jogando flamejantes bastões no ar roaming.
Antes de você partir para o festival, é importante esclarecer algumas curiosidades e os princípios a serem seguidos. Vamos lá?
- Você vai dançar até o amanhecer, se mantenha em um grande campo de som e bem confortável.
- Junte-se a um campo temático. Ou não, certamente não é obrigatório, mas isso proporcionará chances surpreendentes em novas experiências encontradas somente nesse evento.
- Esteja preparado para participar, esse não é um festival para curiosos, você precisa estar preparado psicológica e fisicamente.
- Será um exercício sério na autoconfiança, nada lá estará à venda (exceto gelo e café) você precisa levar tudo o que precisa.
- E o mais importante, NÃO SE ESQUEÇA, você está no deserto. Leve bonés, chapéus, viseiras, muita água e tudo o que for necessário para se proteger do sol e se manter hidratado.
Siga os 10 princípios.
Compreender a cultura e ethos desta cidade temporária traz-lhe mais perto do espírito do evento.
- Inclusão Radical: Qualquer pessoa pode ser uma parte do Burning Man. Saudamos e respeitamos o estranho. Não existem pré-requisitos para a participação em nossa comunidade.
- Gifting: Burning Man é dedicado a atos de presentear. O valor de um presente é incondicional. O Gifting não contempla um retorno ou uma troca de algo de valor igual.
- Desmercantilização: A fim de preservar o espírito de gifting, nossa comunidade procura criar ambientes sociais que são não são patrocinadas por produtos comerciais, transações ou publicidade. Estamos prontos para proteger a nossa cultura de tal exploração. Nós resistimos a substituição do consumo para a experiência participativa.
- Radical Autossuficiência: Burning Man encoraja o indivíduo a descobrir, exercitar e depender de seus recursos internos.
- Radical auto expressão: surge a partir dos presentes originais do indivíduo. Ninguém mais do que o indivíduo ou de um grupo de colaboração pode determinar o seu conteúdo. Ele é oferecido como um presente para os outros. Neste espírito, o doador deve respeitar os direitos e liberdades do destinatário.
- Esforço comum: Nossa comunidade valoriza a cooperação criativa e colaboração. Nós nos esforçamos para produzir, promover e proteger as redes sociais, espaços públicos, obras de arte, e métodos de comunicação que suportam tal interação.
- Responsabilidade Cívica: Nós valorizamos a sociedade civil. Os membros da comunidade que organizam eventos devem assumir a responsabilidade pelo bem-estar público e se esforçar para comunicar responsabilidades cívicas aos participantes. Eles também devem assumir a responsabilidade para a realização de eventos, de acordo com as leis municipais, estaduais e leis federais.
- Não deixando nenhum vestígio: Respeite o meio ambiente. Estamos empenhados em não deixar nenhum traço físico das nossas atividades onde quer que se reúnem. Limpe depois de usar e se esforce, sempre que possível, para deixar tais lugares em melhor estado do que quando nós os encontramos.
- Participação: A nossa comunidade está empenhada em uma ética radicalmente participativa. Acreditamos que a mudança transformadora, quer no indivíduo ou na sociedade, só pode ocorrer por meio da participação profundamente pessoal. Nós conseguimos estar fazendo. Todos estão convidados a trabalhar. Todos estão convidados a jogar. Nós fazemos o mundo real por meio de ações que abrem o coração.
- Imediatismo: experiência imediata é, de muitas maneiras, a pedra de toque mais importante de valor em nossa cultura. Procuramos superar as barreiras que se interpõem entre nós e um reconhecimento dos nossos innerselves, a realidade dos que nos rodeiam, a participação na sociedade, e entre em contato com um mundo natural superior poderes humanos. Não faço ideia do que pode substituir essa experiência.
Burning Man é ao mesmo tempo simples e complexo, um acampamento de verão para adultos, onde tempo e dinheiro são produtos da imaginação. Você pode encontrar grande consolo nessa experiência comum, que dá esperança de que podemos queimar e enterrar a nossa bagagem e permitir que novas ideias, formas de viver e novos heróis surjam.