Esse aqui vai para quem curte arte e não conhece os lugares em que obras de graffiti e arte urbana estão expostos, por isso separamos algumas galerias que ficam localizadas em São Paulo. Nelas são vendidas obras de street art, mas caso você esteja sem grana para comprar algo, não fique triste. As galerias possuem trabalhos muito interessantes e só ir lá dar uma olhada já é um programa bem legal.
A A7ma fica localizada na Rua Harmonia, 95 – Vila Madalena e você pode visitar a galeria de segunda a sábado, das 11 às 20h. Lá eles possuem foco em diversos tipos de arte e não só painéis. Você pode perceber pela programação da galeria, pois até o dia 11 de junho estará rolando a exposição “Novo Olhar Urbano”, que conta com o trabalho de 11 fotógrafos e possui ênfase em um olhar que “não se estende apenas à arte urbana, mas à toda a vida e cultura das ruas”. Saiba mais sobre a galeria em seu site oficial.
Choque Cultural
A Galeria Choque Cultural é especializada na Street Art mais falada aqui no Skate4Life, o Graffiti. Atualmente eles possuem 9 artistas expondo lá, e os nomes são de peso. Tec, Daniel Melin, Speto e Jaca são alguns dos expositores da galeria que fica localizada na Rua Medeiros de Albuquerque, 250 – Vila Madalena. No momento o site deles está em reforma, mas você pode saber mais no facebook da galeria, ou colar lá para ver o trabalho dos artistas. A Choque fica aberta de segunda a sábado, das 10 as 18 horas.
Urban Arts
Fundada por André Diniz, a Urban Arts é a primeira galeria do Brasil dedicada a arte digital. Além das lojas físicas, o principal atrativo da galeria é o seu site, que funciona como uma galeria digital. Qualquer artista pode mandar seu trabalho, e fica a cargo da Urban Arts aprovar se as obras deles ficarão expostos no site. Obras que podem ser adquiridas por qualquer um, no site ou nas lojas físicas, pois todas estão a venda.
Os designers gráficos Marcello Bucaretchi e Robin Kimura, que são um dos 200 artistas parceiros da galeria, falam que uma iniciativa dessa tem muito a acrescentar ao design no Brasil, já que a Urban foi a primeira a realizar esse tipo de ação. O mais interessante é que a escolha dos artistas que são expostos na galeria, é feita pela internet e uma vez por mês eles escolhem algum artista do site para expor na loja. Olha só que oportunidade interessante para os artistas plásticos e designers gráficos.
Museu Aberto de Arte Urbana
Este é o projeto mais skateboard listado aqui. O museu é um conjunto de 66 “painéis” pintados por 58 artistas, esses painéis na verdade são as pilastras de sustentação da linha 1-Azul do metro de SP, que ficam na Avenida Cruzeiro do Sul, entre as estações Santana e Tietê.
Dentre os artistas participantes, estão presentes grandes nomes do Graffiti, como Binho Ribeiro, Chivitz, Larkone, Zezão e vários caras que mandam muito. A iniciativa do projeto surgiu quando 11 graffiteiros estavam tentando pintar essas mesmas pilastras e foram presos por isso. Após resolverem esse incidente com a polícia, começaram a amadurecer a ideia de pintar os painéis e foram atrás da regularização fiscal. Além de conseguirem aprovação para o projeto, foram apoiados pela Secretaria de Estado da Cultura e o Metrô, que forneceram latas de spray e tintas para a pintura das obras. Essa galeria fica na rua e está aberta a qualquer hora. É só chegar.
Se liga em alguma obras do MAAU – SP (Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo):
E aí, o que você acha? Faltou algum lugar, ou artista? Manda pa nóis.