O tecido de cortiça é um ótimo material para projetos de moda e decoração. Retirado da casca do sobreiro, este material é extremamente sustentável. Ao contrário da maioria das árvores, o sobreiro não precisa ser cortado para a “colheita” do material. Ao invés disso, apenas a casca é retirada enquanto o resto do tronco da árvore continua intacto. Estas árvores crescem de forma muito lenta e podem viver de 170 a 250 anos, durante os quais a colheita da cortiça pode ser feita cerca de 16 vezes.
A cortiça é um produto natural, mais robusto e fácil de manter do que outros materiais, como o couro, por exemplo.
RESISTENTE:
A cortiça é extraordinariamente resistente ao desgaste, uma vez que é menos afetada pelo impacto e atrito do que outras superfícies duras como o couro animal, devido à sua composição celular.
SAUDÁVEL:
A suberina, uma substância da cortiça, é um repelente natural. A cortiça também é anti-microbial, e resistente ao mofo e bolor, por exemplo.
BENEFÍCIOS:
Fácil de limpar e manter, versátil, eco-friendly, anti-microbiano, confortável, resistente a impactos e arranhões, elegante, leve, suave ao toque, flexível, resistente ao fogo e à prova de água além de durável. Resumindo, não são qualidades mais do que suficientes para um material sustentável e absolutamente lindo?
TECIDO DE CORTIÇA
O tecido de cortiça é produzido a partir de folhas finas de cortiça natural, obtidas a partir da casca da árvore dos sobreiros (a maior parte vem das florestas de sobreiros de Portugal). Em primeiro lugar a cortiça é laminada. Além disso, as folhas são coladas numa tela.
Esse material é um verdadeiro “couro natural”, já que a sua fabricação não mata animais, não destrói árvores, não usa produtos químicos perigosos, não polui a água entre outros.
Esses são apenas alguns motivos pelos quais o tecido de cortiça vem se destacando em todos os setores e hoje em dia está sendo bastante procurado na confecção de bonés.