SHIRTS DE BANDAS
Elas são fáceis de serem encontradas, continuam lindas mesmo surradinhas e desbotadas, combinam com qualquer look, inclusive com os mais sóbrios e tem um preço bem acessível. Sabe de quem nós vamos falar hoje? Delas, as queridinhas do nosso coração a tempos e must have da vez: as shirts de bandas de rock (moda, por favor, não transforme o imenso legado das camisetas de rock em uma coisa fútil)!
Em 1964, após uma primeira e estrondosa turnê nos Estados Unidos, Os Beatles comemoraram o sucesso com uma camiseta especial para os fãs. A partir daí, várias outras bandas começaram a usar a venda das camisetas como um meio de divulgação. Quando esse merchan surgiu, as camisetas eram bem simples e com estampas mais “toscas”.
No início da década de 70 saíram dos shows e ganharam as ruas, passando a ser usadas como uma forma de demonstrar, além do amor pela banda, claro, a insatisfação contra o sistema e a rebeldia contida dentro dos jovens.
Na década de 80, tivemos o boom do movimento punk e com ele, as camisetas passaram a ser mais cheias de detalhes e com estampas de cores mais fortes, nessa época também, tivemos o reinado das camisetas destroyed, totalmente customizadas. Na década seguinte, os grunges adotaram o visual camisa xadrez e as camisetas de bandas foram sendo deixadas um pouco de lado. As poucas que se viam por aí, eram usadas em sua maioria, por aqueles que realmente amavam as bandas e queriam expressar esse amor todo. De lá pra cá, essas camisetas se perderam no tempo e dentro dos armários, já que os adolescentes que naquela época tinham os hormônios fervendo e uma fúria crescente, hoje são, em sua maioria, pais de família e tem um estilo um pouco diferente daquele de anos atrás.
Pois bem, chegamos em 2018 e as camisetas de bandas saíram novamente dos armários dos jovens rebeldes e tomaram conta dos guarda-roupas dos fashionistas do mundo todo (choremos). Agora, com uma gama de combinações que vai desde o bom e velho jeans até os sapatos de salto, as camisetas de banda já não são mais usadas apenas para demonstrar amor, mas sim, para demonstrar que quem está usando, está acima de tudo, ligado nas últimas trends. Ahh e uma diquinha: não seja o tipo de pessoa que usa uma camiseta de banda só porque é moda e tá todo mundo usando, afinal, não são poucas as pessoas que usam essas camisetas sem ao menos nunca terem escutado uma música das bandas que estão carregando estampadas no peito. 😉